Podem transformar drasticamente o sorriso, corrigindo problemas como dentes manchados, desalinhados, desgastados, quebrados ou com espaçamentos irregulares, proporcionando um sorriso mais branco, uniforme e atraente.
A aplicação de facetas, especialmente as lentes de contato dentais, é um procedimento minimamente invasivo, que preserva a maior parte da estrutura natural do dente, em comparação com coroas ou outros procedimentos restauradores mais invasivos.
Diferentemente do tratamento ortodôntico que pode levar meses ou até anos, as lentes e facetas podem proporcionar uma transformação imediata do sorriso em apenas algumas consultas.
Com o cuidado adequado, lentes e facetas podem durar muitos anos, fazendo delas um investimento de longo prazo na estética e saúde do seu sorriso.
Além dos benefícios físicos, a melhoria na aparência do sorriso pode ter um impacto significativo na autoestima e confiança, afetando positivamente as interações sociais e profissionais.
Além de melhorar a estética, as facetas também podem servir para proteger a superfície do dente de mais danos, especialmente em dentes que já estão um pouco danificados ou desgastados.
As lentes de contato dentárias são extremamente finas, com cerca de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura, quase translúcidas, permitindo uma aplicação que requer muito pouco ou nenhum desgaste do dente natural. As facetas dentárias, por outro lado, são um pouco mais espessas, geralmente entre 0,5 e 1 milímetro, e podem requerer um desgaste mais significativo do dente para acomodar a faceta.
Devido à sua finura, as lentes de contato dentárias muitas vezes requerem pouca ou nenhuma remoção da estrutura do dente existente. Isso significa que o procedimento é menos invasivo em comparação com as facetas tradicionais, que necessitam de uma preparação mais extensa do dente, incluindo o lixamento de uma porção da superfície do dente para garantir um encaixe adequado.
As lentes de contato dentárias são ideais para correções estéticas menores, como pequenas descolorações, pequenos espaçamentos ou leves desalinhamentos. Já as facetas dentárias são indicadas para casos mais complexos, como dentes mais severamente descoloridos, desalinhados, com formatos inadequados ou que requerem uma mudança mais significativa na aparência.
Embora ambos os procedimentos ofereçam soluções duradouras, as facetas tradicionais, por serem um pouco mais espessas, podem oferecer uma durabilidade maior em comparação com as lentes de contato dentárias. No entanto, a longevidade de ambos os tratamentos depende muito dos cuidados pós-procedimento e da higiene oral do paciente.
Devido à tecnologia envolvida e ao processo de aplicação menos invasivo, as lentes de contato dentárias podem ser mais caras do que as facetas tradicionais. No entanto, o custo pode variar significativamente dependendo da região, do profissional escolhido e do número de dentes sendo tratados
As lentes de contato dentais são ultrafinas e requerem pouca ou nenhuma alteração na estrutura original do dente, ideal para correções estéticas leves. As facetas, um pouco mais espessas, podem exigir um leve desgaste do dente para aplicação, sendo apropriadas para correções mais significativas.
Geralmente, o procedimento é minimamente invasivo e pode ser realizado com anestesia local, tornando-o praticamente indolor. O desconforto pós-procedimento é mínimo e bem controlado com medicação, se necessário.
O tratamento pode variar, mas normalmente são necessárias duas a três consultas ao dentista, abrangendo a preparação dos dentes, a tomada de impressões e a aplicação final das lentes ou facetas.
O custo pode variar amplamente dependendo da região, do material escolhido e do número de dentes a serem tratados. Uma consulta com o dentista fornecerá uma estimativa mais precisa baseada no caso específico.
Embora não sejam “permanentes” no sentido estrito, com os cuidados adequados, podem durar de 10 a 15 anos ou mais, dependendo do material e dos hábitos do paciente.
As lentes são um tanto mais frágeis que a faceta, por serem mais finas. Apesar da resistência, em ambos os casos é aconselhável evitar a mastigação de objetos que possam arranhar a porcelana, como tampas de caneta e objetos similares.
Tabagistas podem diminuir a integridade das facetas ao longo do tempo.
Dependendo do tipo de preparação feita no dente, pode não ser possível restaurar completamente a estrutura dental original. A reversibilidade pode depender do quanto de esmalte foi removido.
Um bom candidato para o procedimento é alguém com dentes saudáveis que busca melhorar a estética do sorriso. Condições como cáries extensas ou doença periodontal grave precisam ser tratadas antes da aplicação das lentes ou facetas.
* Os exemplos mostrados aqui não são uma garantia do resultado final de cada tratamento. Cada paciente é único e diferente. Todos devem passar por uma avaliação profissional antes de qualquer decisão. Ao prosseguir, você concorda que, de acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, você nos autoriza a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concorda com nossa Política de Privacidade. Este site não faz parte e nem é endossado pelo Google ou Facebook em qualquer aspecto. Google, Facebook e Instagram são marcas comerciais com todos os direitos reservados
Rua Otávio Forghieri, 204, Sala 56 – Jd Gumercindo – Guarulhos – Tel: (11) 2600-8799
Copyright © 2023 | Política de Privacidade · Termos de Uso